Pedro Guedes de Oliveira no Fórum do Outono de 2015.

Pedro Guedes de Oliveira no Fórum do Outono de 2015.

“A Fábrica do Futuro: que caminhos para a indústria no Séc. XXI?” vai ser o tema da segunda edição do Fórum INESC TEC do Outono que tem lugar no dia 20 de outubro de 2016, na Biblioteca Almeida Garrett no Porto.

Depois da abertura por Pedro Guedes de Oliveira, antigo presidente do INESC TEC, e João Falcão e Cunha, diretor da FEUP, a parte da manhã vai contar com a intervenção de dois prestigiados oradores com experiência internacionalmente reconhecida, Harald Egner, EU and Research Manager da Catapult, e Günter Hörcher, Head of Research Strategy do Fraunhofer Institute for Manufacturing Engineering and Automation.

A partir das 14h a situação portuguesa vai estar em debate com as intervenções de Ângelo Ramalho da EFACEC, Rui Amorim de Sousa da Cerealis, Fortunato Frederico da Kyaia, Pedro Matos Silva da Navigator Company, Luís Esteves da Amorim & Irmãos e António Conde da Bosch Termotecnologia. A moderação deste painel vai ser assegurada por Américo Azevedo do INESC TEC.

A última intervenção convidada vai ficar a cargo de Daniel Bessa, economista e docente da U. Porto, cabendo a José Carlos Caldeira, presidente da ANI, uma breve síntese das discussões e conclusões do Fórum.

As honras de encerramento vão caber a José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC, e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta é a segunda edição de um ciclo de conferências a organizar anualmente no outono, abordando diferentes temáticas. A primeira edição teve lugar em 2015, ano da comemoração dos 30 anos do INESC TEC, e focou a I&D e a Inovação como motores do desenvolvimento económico e social.

A Comissão Organizadora do Fórum INESC TEC do Outono conta com Pedro Guedes de Oliveira (coordenador), Américo Azevedo, Augustin Olivier, Bernardo Almada Lobo, João Claro, João Paulo Cunha e Luís Seca.

Os investigadores do INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP e INESC TEC.