Jorge Vasconcelos (NEWES)

Jorge Vasconcelos é licenciado em engenharia electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1982) e doutorado pela Universidade de Erlangen-Nuremberga (1985). Desde 2007 que é presidente da NEWES, New Energy Solutions e Membro de Conselhos de Administração de várias empresas de energia. Administrador não-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, desemepnha funções de Presidente do Conselho Consultivo do Institute for Advanced Sustainability Studies, organismo do governo alemão. Exerceu atividade académica na Alemanha, em Itália e em Portugal, sendo atualmente Professor convidado da Universidade de Lisboa (IST) e do Instituto Universitário Europeu (Florença). Foi o primeiro presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE, 1996-2006) e do Conselho dos Reguladores Europeus de Energia (CEER, 2000-2005), bem como Fundador da Florence School of Regulation.

João Pedro Matos Fernandes (FEUP)

João Pedro Matos Fernandes é engenheiro civil (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e mestre em transportes (Instituto Superior Técnico). Trabalhou na CCRN e na Quaternaire Portugal nas áreas dos estudos territoriais. Foi adjunto e chefe de gabinete no Ministério do Ambiente. Desempenhou funções como administrador, e depois presidente, do Porto de Leixões. Foi gestor no Porto de Nacala em Moçambique. Foi presidente da empresa municipal Águas do Porto. Foi Ministro do Ambiente, do Ambiente e da Transição Energética e depois do Ambiente e da Ação Climática. Atualmente é consultor e professor na FEUP. 

Teresa Pinto Correia (Universidade de Évora)

Teresa Pinto Correia é geógrafa, Professora Catedrática da Universidade de Évora, Diretora do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (www.med.uevora.pt) e do Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade. Foi Vice-Presidente da Missão Solo do Horizonte Europa, entre 2019 e 2021, e de novo a partir de setembro de 2022. Foi Membro do CNCTI – Conselho Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e membro do Grupo de Peritos da PAC, Ministério da Agricultura. Coordena o LABscape, uma equipa de investigação internacional com uma abordagem sistémica aplicada à análise das dinâmicas e gestão da paisagem rural e à co-construção do conhecimento, em particular no contexto mediterrânico. Coordena e participa em projetos de investigação nacionais e europeus, incluindo 8 projetos H2020 e 2 HEurope. Tem 130 publicações internacionais com referee.

Sara Goulartt (EDP)

Responsável pelas áreas do Clima e do Ambiente da EDP, Sara Goulartt tem vindo a trabalhar o tema da sustentabilidade há mais de 20 anos. Na EDP, tem liderado a definição de estratégias sustentáveis e relatórios corporativos, de acordo com os padrões e requisitos ESG (Environmental, social and governance). Atualmente, a nível empresarial, tem a seu cargo os programas de alterações climáticas, economia circular e biodiversidade, dando apoio a processos internos de tomada de decisão para acelerar a sustentabilidade. Sara Goulartt iniciou a sua vida profissional como engenheira do ambiente, com mestrado em Economia, Ambiente e Política Energética, pelo ISEG- Lisbon School of Economics & Management.

Filipe Duarte Santos (CNADS)

Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL), Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e Diretor do Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável das Universidades de Lisboa e Nova de Lisboa. Foi review editor do 5º Relatório do IPCC. Integra o grupo de investigação Climate Change Impacts, Adaptation and Modeling (CCIAM), do “Center for Ecology, Evolution and Environmental Changes” (cE3c) da UL. Publicou mais de 160 artigos científicos em revistas internacionais indexadas e vários livros de Física, Alterações Globais e Alterações Climáticas. O último, publicado em 2021, intitula-se “Time, Progress, Growth and Technology. How Humans and the Earth are Responding”, Springer.

João Pedro Gouveia (NOVA FCT-UNL)

João Pedro Gouveia é Engenheiro do Ambiente e doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é Investigador e Membro Integrado no CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade) e Professor Convidado na NOVA School of Science and Technology. Há mais de uma década que se dedica à investigação em energia e alterações climáticas, coordenando atualmente atividades em projetos nacionais e internacionais e de apoio à política pública em eficiência energética de edifícios e pobreza energética, cidades sustentáveis e vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos ao aquecimento global. Faz ainda parte da equipa de coordenação do EU Energy Poverty Advisory Hub (EPAH) da Comissão Europeia.

João Peças Lopes (INESC TEC/FEUP)

João Abel Peças Lopes é licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, onde é Professor Catedrático e Diretor do Programa Doutoral de Sistemas Sustentáveis de Energia. Atualmente desempenha funções de Diretor Associado do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), onde coordena a iniciativa TEC4Energy. É Fellow da Power Energy Society do IEEE. É vice-presidente da Associação Portuguesa de Veículos Elétricos e membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR. Foi Professor Adjunto da Iowa State University nos EUA entre 1996 e 1999 e Professor Visitante da Universidade Pontificia Comillas – Madrid.

Álvaro Costa (FEUP)

Álvaro Costa é Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Colaborador na Faculdade de Economia da mesma universidade. Possui experiência em administração de empresas e organizações e em consultoria nas diversas áreas dos transportes para o governo, instituições financeiras internacionais, empresas privadas e organismos públicos. Desempenha funções de CEO da TRENMO (consultora na área dos transportes) e de vice-presidente da Associação Comercial do Porto (ACP). É membro da Direção da Casa Comum da Humanidade (CHH) e da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como Investigador no CITTA.

Pedro Carvalho (INESC-ID/IST)

Pedro M. S. Carvalho é doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, onde leciona desde 1992. É Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores desse instituto e também Professor Adjunto na Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, desde 2015. No INESC-ID em Lisboa é coordenador estratégico para a Transição Energética e investigador sénior no grupo de Sistemas Sustentáveis de Energia.

Pedro Amaral Jorge (APREN)

Pedro Amaral Jorge é Presidente da Direção da APREN– Associação Portuguesa de Energias Renováveis. Formou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, e possui um EMBA com vertente de Finanças e Operações, pelo IESE/AESE. Na sua anterior experiência profissional, desempenhou funções de especialista em estruturação e financiamento de projetos na vertente de investimento do setor privado para o African Development Bank (AfDB), nas áreas de Infraestruturas, Energia e Água e Saneamento em África, com foco na região subsaariana. A juntar ao seu percurso, Pedro Amaral Jorge possui ainda um histórico de desenvolvimento de projetos de concessões de serviços de serviços públicos e de BOT (Build Operate and Transfer) bem como financiamento, planeamento, construção e gestão, acumulando mais de 15 anos de experiência internacional, tendo trabalhado e vivido em diferentes mercados, em especial na Europa, América do Sul, África e Médio Oriente. Conta com um total de 20 anos de experiência profissional em posições de gestão de topo como Membro de Comissão Executiva, Administrador Executivo e CEO em empresas como a Mitsubishi/METITO Utilities, Indaqua / Grupo Mota-Engil, SACYR/SOMAGUE e IDOM.