Rikardo Bueno (BRTA)

Rikardo Bueno é doutorado em Engenharia Industrial e é o Diretor-Geral da BRTA, uma aliança formada por 17 organizações de Investigação e Desenvolvimento (OID) no País Basco, apoiada pela Administração Basca, e que reúne cerca de 4300 investigadores especialistas tecnológicos. O principal objetivo da BRTA é fomentar a transferência de tecnologia para a indústria e promover a cooperação entre as 17 OID. Antes de liderar a BRTA, Rikardo Bueno trabalhou na Tecnalia, assumindo várias funções e coordenando diferentes pelouros: foi diretor da Área de Manufatura Avançada e coordenou as áreas de Desenvolvimento Internacional de Negócios e Gestão de Programas de Investigação. Esteve, também, envolvido na criação e na promoção de iniciativas europeias de inovação na manufatura, a saber: Manufuture, Factories of the Future ou EIT Manufacturing.

Philippe Larrue (DSTI)

Philippe Larrue trabalha na Directorate for Science Technology and Innovation (DSTI), estando responsável por diversas atividades de governança em investigação, inovação e políticas de transição sustentáveis, incluindo políticas de inovação orientadas por missões e o papel das organizações de investigação e de tecnologia nesses mesmos processos de transição. Lidera regularmente ou contribui para Avaliações de Políticas de Inovação da OCDE. Preside o Conselho Consultivo de Stakeholders do Fórum Europeu para Estudos de Políticas de Investigação e de Inovação (Eu-SPRI). Assumiu funções na OCDE em 2011, como avaliador interno. Antes disso, foi Diretor do núcleo francês da Technopolis Group, tendo também ocupado vários cargos de investigação na Université de Bordeaux, na INSEAD Business School (Fontainebleau), e no Research Institute of Economy, Trade and Industry (RIETI), em Tóquio (Japão). Philippe Larrue possui um doutoramento em Economia pela Université de Bordeaux.

Maria Mota (iMM)

Maria Manuel Mota licenciou-se em Biologia e obteve o grau de Mestre em Imunologia pela Universidade do Porto. Em 1998 doutorou-se em Parasitologia Molecular pela University College London, no Reino Unido. Maria M. Mota desenvolveu investigação como investigadora pós-doutorada no Laboratório do Prof. Vitor Nussenzweig da New York University Medical School, nos Estados Unidos, e lecionou na mesma escola médica. Regressou a Portugal em 2002, onde liderou o seu grupo de investigação do Laboratório de Biologia Celular da Malária, Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, tendo-se tornado em 2005 investigadora principal da Unidade de Malária no iMM, além de lecionar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Maria M. Mota é atualmente Diretora Executiva do iMM e Professora Convidada na Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos. Maria M. Mota venceu o EMBO Young Investigator Award em 2003, o European Young Investigator Award da European Science Foundation em 2004, e foi investigadora internacional do Howard Hughes Medical Institute (EUA) entre 2005 e 2010. Em maio de 2016 foi eleita para integrar a Organização Europeia de Biologia Molecular (European Molecular Biology Organization – EMBO). Em 2017 recebeu o prémio Pfizer e em 2018 o Prémio Sanofi – Institut Pasteur – Mid-Career category. Em Portugal foi condecorada pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique em 2005 e foi agraciada com o Prémio Pessoa em 2013. Em 2019 recebeu o Prémio Dona Antónia-Consagração de Carreira. Maria Manuel Mota é uma voz ativa pelos direitos das mulheres e equidade de oportunidades na educação.

José Carlos Pedro (IT – Aveiro)

José C. Pedro obteve os graus de Licenciado, Doutorado e Agregado em Eng. Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, em 1985, 1993 e 2002, respetivamente, onde atualmente é Professor Catedrático. Como cientista, recebeu vários prémios, como o 1993 Marconi Young Scientist Award, o 2000 Institution of Electrical Engineers Measurement Prize, ou o IEEE Microwave Distinguished Educator Award. Ele serviu também a comunidade científica como revisor em várias conferências e revistas, incluindo a IEEE Trans. on Microwave theory and Techniques, da qual foi Editor-Chefe. O José C. Pedro é Fellow do IEEE. Após ter sido Diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, continuou ao serviço da Universidade como membro eleito do Conselho Geral. Posteriormente, foi nomeado Presidente da Comissão de Gestão do Polo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações, e agora também é o Presidente do mesmo instituto.

António Braz Costa (CITEVE)

António Braz Costa nasceu em 1962 e licenciou-se em Engenharia Metalomecânica pela Universidade do Minho em 1989 e fez formação em Gestão Pública Avançada pelo Instituto Nacional da Administração em 2008. Assumiu as funções de Diretor Geral do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal em janeiro de 2000. Desde abril de 2012 é administrador executivo do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes. Preside à TEXTRANET – Rede Europeia de Organizações de Investigação Têxtil desde 2010 e é Vice-presidente da Textile ETP - Plataforma Tecnológica Europeia para o Futuro do Têxtil e Vestuário desde 2013. É membro do Grupo de Alto Nível do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda, membro da Direção do BatPower – Battery Cluster Portugal, vice-Presidente do TecMeat – Centro de Competência do Setor das Carnes, administrador do CCG – Centro de Computação Gráfica, membro do Conselho Consultivo da ANI - Agência Nacional de Inovação, e membro do Conselho Regional de Inovação do Norte de Portugal. Preside à Mesa da Assembleia Geral da RECET - Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, é Secretário da Mesa da Assembleia Geral do MOBINOV – Cluster Automóvel Portugal, membro do Conselho Estratégico de Inovação do I3N – Institute for Nanostructures, Nanomedelling and Nanofabrication, e membro da Comissão de Stakeholders do CITAB – Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas.

Ondina Afonso (MC Sonae)

Ondina Afonso tem mais de 25 anos de experiência de trabalho no setor agroalimentar. Atualmente, ela é diretora da Qualidade e Investigação na MC Sonae. Ela também preside o Clube de Produtores Continente da MC Sonae, por meio do qual a empresa fortalece a competitividade, inovação e sustentabilidade dos produtores agroalimentares portugueses. Ela é a presidente do Comité Alimentar do EuroCommerce e preside ao Comité Técnico de Cadeia de Custódia da GLOBALG.A.P. Desde 2002, trabalha na Comissão Europeia como perita independente, na avaliação de candidaturas de projetos de I&D e, mais recentemente, contribuindo para a definição de conceitos para um sistema alimentar sustentável da UE. Recentemente, ela ingressou no Grupo de Discussão da EFSA - Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos - sobre Riscos Emergentes, em representação do retalho europeu.

António Bob Santos (FCT)

Doutorado em Economia pelo ISCTE-IUL, especialista em políticas de inovação e em inovação aberta. É atualmente Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.). Em 2021, assumiu o cargo de Coordenador-executivo dos Programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” (Plano de Recuperação e Resiliência). Integrou o Conselho de Administração da ANI – Agência Nacional de Inovação (2018-2021). É representante das áreas da Ciência e Tecnologia no Conselho Económico e Social desde 2017.

Alexandra Vilela (ANI)

Alexandra Vilela integra o Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação como Administradora. Até 2023 (e desde 2016) desempenhou funções como vogal da Comissão Diretiva do COMPETE2020, com responsabilidades diretas na área da Ciência e do Sistema de Incentivos ao I&DT, da Transformação Digital da Administração Publica, da Qualificação dos Trabalhadores das Empresas, das Infraestruturas de Transporte e da Auditoria. Foi perita nacional destacada na Comissão Europeia – na DG Emprego e Assuntos Sociais (FSE/Portugal), Gestora dos Eixos Prioritários «Qualificar para Modernizar a Administração Pública» (POEFDS/FSE) e «Estado Aberto – Modernizar a Administração Pública, Coordenadora da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) para a área da Inovação, Diretora da Agência Nacional para os Programas Sócrates e Leonardo da Vinci II, Gestora do PRODEPIII, Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Potencial Humano QREN 2007-2013, e também Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Capital Humano PORTUGAL 2020. É licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, tendo começado em 1992 a sua experiência no âmbito dos Fundos da União Europeia no Ministério do Planeamento.

Nuno Gonçalves (IAPMEI)

Nuno Gonçalves é Mestre em Finanças, pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tendo terminado a licenciatura em Gestão, pela Universidade Autónoma de Lisboa. É vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI, Adjunto do Ministro Adjunto e da Economia, Membro da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas, e Adjunto de gabinetes ministeriais, no Ministério da Economia e no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Nesse sentido, tem participado em várias missões empresariais a países africanos e da América Latina. É também vogal do Conselho de Administração de Sociedades de Garantia Mútua e de Sociedades de Capital de Risco. Tem desempenhado o papel de orador em conferências sobre as temáticas do financiamento empresarial e da internacionalização de empresas e de colaborador em grupos de trabalho da Comissão Europeia e da OCDE.

Página em atualização.