BEN KUCHTA

ORADOR

Com quase duas décadas de experiência operacional a vários níveis, incluindo o setor da energia, Ben Kuchta é, atualmente, Diretor do Grupo para a Resiliência e Gestão de Crises na National Grid (Reino Unido), onde desempenha um papel crucial na garantia da resiliência estratégica nos negócios da empresa no Reino Unido e nos EUA.

Parte do seu trabalho dedica-se, também, às áreas do gás, da eletricidade, da transmissão, da distribuição, e da produção, bem como dos interconectores. No âmbito das suas atividades, Ben está responsável por um vasto espetro de domínios: resiliência climática, IA, e cibersegurança, bem como o envolvimento com stakeholders e instituições governamentais, de forma a promover políticas e quadros robustos, de forma a mitigar riscos e a apoiar o investimento (em mais de 60 mil milhões de libras) rumo à neutralidade carbónica. Também supervisiona os programas de formação e de treino para gestão de crises, garantindo que a rede nacional está preparada para responder aos principais desafios. 

 

DUARTE COSTA

ORADOR 

Com 42 anos de serviço, é Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, cargo equiparado a Subsecretário de Estado. Para além do Mestrado em Ciências Militares da Academia Militar, possui o MBA da Universidade Católica Portuguesa, o Mestrado em Relações Internacionais e Ciência Política da Universidade Lusíada e o Curso de Auditores de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional.

CLARA GOUVEIA

MODERADORA

É mestre e doutorada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2008 e 2015 respetivamente. É atualmente membro do Conselho de Administração do INESC TEC. Desempenhou funções como responsável de área EMS/DMS e automação de redes do Centro de Sistemas de Energia, tendo a seu cargo a definição de linhas estratégicas de atuação e angariação de financiamento a nível nacional e europeu.

O seu trabalho é dedicado à especificação, desenvolvimento e validação de soluções de gestão de energia tendo em conta a integração de recursos energéticos distribuídos, assim como soluções para a digitalização da rede de distribuição. Conta ainda com publicações em revistas científicas internacionais, livros e atas de conferências internacionais.

 

JOÃO BELEZA VAZ 

ORADOR

Concluiu a licenciatura em Ciências Militares Navais em outubro de 2002.

Na Marinha assumiu funções de Comandante, Oficial Imediato de navios e frequentou os Cursos de especialização de Oficiais em Comunicações e de Promoção a Oficial Superior. Serviu na Direção de Comunicações do EMGFA e foi representante nacional em diversos fóruns NATO. Em 2020, ingressa na ANACOM como Diretor da Delegação Açores. Assume, em acumulação de funções, a Presidência da Comissão de Planeamento de Emergência das Comunicações e preside, atualmente, ao GP de Substituição dos cabos submarinos interilhas.

 

LINO SANTOS 

ORADOR

Mestre em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, é coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança e membro designado ao conselho de administradação da Agência Europeia de Cibersegurança – ENISA.

Foi diretor de Segurança e Serviços à Comunidade na Fundação para a Computação Científica Nacional, diretor do serviço de resposta a incidentes de segurança informática CERT.PT, oficial de ligação nacional à ENISA e Membro da Comissão instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança.

 

MIGUEL FREITAS

ORADOR

Com 13 anos de experiência no operador de distribuição de eletricidade em Portugal, a E-REDES, onde ocupou várias posições, desde a construção até à manutenção e gestão de ativos. Desde 2020, é responsável pela equipa de Estratégia de Gestão de Ativos, melhorando as metodologias de gestão de risco e liderando a certificação da empresa de acordo com a norma ISO 55.001. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP e possui um MBA da Porto Business School. 

 

HUGO PATRÍCIO

ORADOR

Experiência profissional de 20 anos no setor das infraestruturas de transporte exercendo funções técnicas e de gestão de equipas na área da gestão de ativos. Depois de uma breve passagem pelo sector privado na área da consultoria de engenharia de estruturas, tem exercido a sua atividade profissional em empresas do sector empresarial do estado. 

Atualmente, no grupo Infraestruturas de Portugal, é responsável pela unidade de Gestão Técnica de Ativos das redes rodo e ferroviárias, participando em diversos projetos Europeus de I&D na área da gestão de ativos. Tem colaborações estreitas com instituições académicas, através da orientação de teses de mestrado e doutoramento em ambiente empresarial. 

GONÇALO NUNO MENDES

ORADOR

Iniciando a sua carreira na área da Construção como Diretor de Obra o Gonçalo integra Grupo Águas de Portugal (AdP) desde 2005, tendo começado na SIMARSUL como Gestor de Contratos de construção e reabilitação onde mais tarde é nomeado Coordenador do Departamento de Obras e Fiscalização

Com o termo da fase de investimentos iniciais assume então a pasta da Gestão de Ativos na empresa e mais tarde a coordenação da então criada Área de Gestão de Ativos, Avaliação de Desempenho e Controle de Riscos

Em 2021 integra a AdP VALOR como Coordenador do Núcleo de Otimização de Ativos tendo mantido em paralelo a coordenação do Comité de Gestão de Ativos do Grupo AdP. 

TERESA SÁ MARQUES

MODERADORA

Doutorada em Geografia Humana pela Universidade do Porto. É Professora Catedrática no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Membro do Conselho Científico da FLUP e Diretora do Departamento de Geografia. É Investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). A atividade de investigação científica centra-se em três domínios: Geografia Económica; Geografia Social e Ordenamento do Território.

É Membro da Comissão Nacional Acompanhamento do “Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR) e pertence à Comissão Nacional de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), para a acreditação dos ciclos de estudo na área da Geografia. No âmbito da FCT, pertenceu à Comissão de Avaliação dos Relatórios Científicos Finais dos Projetos IC&DT finalizados, da área da Geografia Económica e Social.

Atualmente coordena três projetos: “Housing. Territorial identification of social vulnerability and unworthy housing”; “50 years of April 25th: the geographies of 50 social, economic and political dynamics”; “Functional urban regions: a challenge for territorial cohesion and competitiveness”.

JOAQUIM GERALDES

ORADOR

Formado em Engenharia Eletrotécnica (Eletrónica Industrial e Automação) e diplomado pelo Programa Avançado de Gestão de Projetos da UCP. 

Profissional da Navegação Aérea desde 1992 quando integrou os quadros da ANA EP (Aeroportos e Navegação Aérea). Desde 2013, é responsável pelo serviço de Projetos Especiais da Direção de Estudos e Projetos da NAV Portugal. Assegura a representação da NAV Portugal em diversas entidades (ex. Eurocontrol e SESAR Joint Undertaking – SJU)

É responsável pelo programa de desenvolvimento do sistema ATM da Região de Informação de Voo de Santa Maria. 

Mais informações disponíveis brevemente.