INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS: SEGURANÇA E RESILIÊNCIA 

9º Fórum INESC TEC do Outono 
 

12 de novembro 2024 | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) 

O Fórum INESC TEC de Outono, que terá este ano a sua nona edição dedicada às infraestruturas críticas, é uma iniciativa anual que visa promover um espaço de discussão de temas de grande interesse para a economia e as políticas públicas e em que a ciência e a tecnologia têm um papel determinante.  

O objetivo é juntar individualidades de relevo da comunidade nacional e internacional, colocando em confronto a sociedade civil, os agentes económicos, as entidades públicas, e representantes do sistema nacional de ciência e ensino superior, que nos possam trazer as suas contribuições, procurando valorizar o conhecimento e a qualificação dos recursos humanos, essenciais na promoção de um país mais coeso, mais desenvolvido e mais competitivo.  

A primeira edição do Fórum do Outono foi em 2015, a propósito das comemorações dos 30 anos da instituição, e teve um espectro amplo, abordando um conjunto de temas em que o INESC TEC tem, desde sempre, estado envolvido, nomeadamente a Saúde, o Mar, a Energia e a Indústria.   

Nos anos seguintes, os eventos procuraram concentrar-se num único tema e, com exceção de 2020, por causa da pandemia — cujo evento teve lugar já em 2021—, tiveram uma regularidade anual.  Essas seis ocorrências tiveram como tema, em 2016 “A Fábrica do Futuro: que caminho para a indústria no século XXI?”, em 2017 a “Engenharia Oceânica: desafios e oportunidades”, em 2018 “As empresas que fazem o digital e as empresas que o digital refaz”, em 2019 “A (re)volução digital no agro-alimentar e floresta”, em 2021 “Inteligência Artificial e Medicina: Desafios e Oportunidades”, em 2022 “A aceleração da descarbonização da economia” e, em 2023, “Ecossistemas de inovação – o papel das entidades de interface”.  

Em 2024, a discussão vai centrar-se nas infraestruturas críticas, nomeadamente nas questões relacionadas com a sua resiliência e segurança.  

Como habitual, o evento vai contar, da parte da manhã, com dois keynote speeches, o primeiro internacional, feito por Ben Kutcha (National Grid, Reino Unido), e o segundo nacional, por José Manuel Costa (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil).  

Na parte da tarde, são esperados dois painéis. O primeiro sobre infraestruturas físicas tecnológicas e o segundo sobre infraestruturas físicas. No primeiro painel, moderado por Clara Gouveia (administradora do INESC TEC), esperam-se contribuições de três instituições nacionais – ANACOM, E-REDES e CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança). No segundo painel, moderado por Teresa Sá Marques (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), são esperadas, novamente, contribuições de três empresas nacionais e de relevo nesta área – NAV Portugal, Águas de Portugal e Infraestruturas de Portugal.  

Cabe a Diana Viegas, investigadora INESC TEC, fazer o wrap-up das discussões e ao Presidente do INESC TEC, João Claro, conduzir o encerramento.