José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

O Fórum INESC TEC do Outono é um espaço de discussão pública de temas de grande interesse para o País, quer do ponto de vista da economia quer das políticas públicas, em particular aqueles que são largamente influenciados pela ciência e tecnologia.

O Fórum procura trazer contribuições relevantes para a sociedade por individualidades nacionais e internacionais e colocando em confronto a sociedade civil, os agentes económicos, as entidades públicas, bem como o sistema nacional de ciência e ensino superior, na procura de caminhos de valorização do conhecimento e qualificação dos recursos humanos, visando um país mais coeso, mais desenvolvido e mais competitivo.

O Fórum de Outono teve a sua primeira realização em 2015, inserido na comemoração dos 30 anos do INESC no Porto e teve espectro amplo, abordando 4 temas de grande interesse para o País e onde a ciência e a tecnologia têm um importante papel a desempenhar: Saúde, Mar, Energia e Indústria.

Em 2016 o Fórum INESC TEC do Outono concentrou-se no tema da Indústria, sob o título “A Fábrica do Futuro: que caminhos para a indústria no Séc. XXI?”.

Em 2017 o tema foi “Engenharia Oceânica: desafios e oportunidades”, sob dois pontos de vista diferentes: da Energia e dos Portos e Transportes marítimos, considerando aspetos como segurança, navegação autónoma, monitorização, logística, entre outros.

Nesta 4ª edição, o tema do Fórum será, genericamente, a Transformação Digital, seguindo duas perspetivas específicas: a das empresas que “inventam” e produzem o software e todo o novo ecossistema digital, e as que, através do digital, são obrigadas a transformar-se e reinventar-se, perante novos desafios e oportunidades.